Capitanias Hereditárias - Conteúdo e Atividades para o 5º ano do Ensino Fundamental

Atividades e conteúdos da  disciplina de História para o 5° ano do Ensino Fundamental.

Capitanias Hereditárias - Conteúdo e Atividades para o 5º ano do Ensino Fundamental
 Capitanias Hereditárias - Conteúdo e Atividades para o 5º ano do Ensino Fundamental


Capitanias Hereditárias

    Para organizar a ocupação e administração do Brasil, a forma encontrada pelo governo português foi a divisão do território em grandes lotes de terras, as chamadas capitanias hereditárias.

Capitanias Hereditárias - Conteúdo e Atividades para o 5º ano do Ensino Fundamental

Mapa do século XVI representando a divisão do território brasileiro em capitanias hereditárias.

    As capitanias hereditárias eram cedidas pelo governo português aos donatários, que geralmente eram pessoas de origem portuguesa, com títulos de nobreza e indicados pelo rei. Ao tomar posse de uma capitania, era dever de um donatário proteger o território de invasões de outros reinos, e de ataques de indígenas hostis à presença portuguesa.


    Além disso, o donatário deveria tornar a capitania produtiva, distribuir sesmarias (grandes extensões de terras não exploradas) aos colonos, administrar a cobrança de impostos, impor a lei e aplicar a justiça, punindo ou condenando os colonos quando julgasse necessário.

Capitanias Hereditárias - Conteúdo e Atividades para o 5º ano do Ensino Fundamental
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    Os donatários tiveram dificuldades para manter suas capitanias produtivas e protegidas. A resistência constante dos povos indígenas dificultou o sucesso do sistema de capitanias. Donatários como Duarte Coelho, da Capitania de Pernambuco, conseguiam manter uma produção regular de açúcar, mas com dificuldades, como podemos ver na carta que ele enviou ao rei de Portugal no ano de 1546.

[...] E porque as fazendas, em especial dos engenhos, por estarem espalhadas e não juntas e os que vêm a fazer estes engenhos não vêm como homens poderosos para resistir, mas para fazerem seus proveitos e para eu os haver de amparar e defender, como cada dia que faço – mas quem, senhor, terá tanto dinheiro para pólvora [...] e artilharia e armas e as outras coisas necessárias – digo, senhor, que é muito necessário remediar Vossa Alteza [...].

Documentos do Brasil Colonial, de Inês da Conceição Inácio e Tania Regina de Luca. São Paulo: Ática, 1993. p.49.


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